segunda-feira, 21 de abril de 2008

Desafios da leitura em língua estrangeira


Por quê os alunos não lêem previamente os textos indicados para as atividades em sala de aula? Diante desta pergunta, a professora Melissa Freitas, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG-PR) foi a campo em busca de uma resposta. Por meio de entrevistas a profissionais do ensino de língua estrangeira, Freitas encontrou um cenário comum aos cursos: os alunos sofrem diante de literaturas que não sejam escritas na língua materna.
Dentre as descobertas que fizemos, está a de que nosso aluno gosta de ler, porém não se sente propriamente atraído pela literatura em língua estrangeira, seja por sua dificuldade lingüística, seja pela falta de tempo de ler obras extensas ou mesmo pela falta de um contato mais amplo com a Literatura.
O artigo encontra-se disponível para download em formato PDF.

Um comentário:

Deni disse...

Sem leitura não há conhecimento , nem nem amadurecimento da idéia proposta. Não se pode limitar-se apenas ás informações adquiridas dentro de uma aula. A mágica é: Leitra e conhecimento de mundo. Excellent!!